sábado, 22 de dezembro de 2018

O faxineiro de computador

        Olá pessoal. Vamos conhecer agora um programa gratuito, leve e bastante útil que conheci na faculdade para fazer limpeza no sistema operacional, também chamado SO, do computador. Ele se chama CCleaner e pode ser baixado neste link. É do mesmo fabricante do Recuva que publiquei em outro artigo.
     Em quais momentos esse programa é útil? Quando achar seu computador lento ou iniciando muito devagar, parecendo que precisa formatar, pode usar esse pequeno software para limpar arquivos temporários espalhados pelo SO, históricos de navegação e cookies dos navegadores, lixeira, senhas salvas em algum lugar, entre outras coisas. Tudo isso é lixo ocupando memória do seu aparelho e causando a maior parte da lentidão. Sentirá a diferença depois de usar este programinha.
     Segundo o site da empresa, ele só funciona em versões do Windows, tanto a 32 quanto a 64 bits. 
     Após baixá-lo rapidamente da internet, pois é um instalador pequeno, só clicar nele e instalar. É bem simples! 
      Ele possui variadas ferramentas e recursos, porém vou focar somente as que uso e aprendi com amigos.
         Depois de instalado, clique no seu ícone na área de trabalho ou no menu iniciar. Abrirá a tela de figura 2.
Figura 1: Ativando o CCleaner.

Figura 2: Botando o programa para analisar.
        A tela da figura 2 é o local onde se procura o "lixo" ocupando a memória. Clique no botão "Analisar" ou "Analyze", versão em inglês. Será iniciado o processo que pode demorar alguns minutos se houver muito "lixo".
       Depois de feita a análise, sua tela deve ficar parecida com a da figura 3. Daí é só clicar no botão "Rodar Limpeza" ou "Run Cleaner". Aparecerá uma mensagem perguntando se quer realmente apagar os dados, ver figura 4, clique em "Continuar" ou "Continue" e rapidamente é feita a limpeza..
Figura 3: Iniciando limpeza.
   
Figura 4: Perguntando se quer mesmo deletar os arquivos.
Figura 5: Fazendo limpeza.
       Após a etapa anterior, nas opções de ferramentas localizadas à esquerda, clique em "Registro" ou Registry", aparecerá a tela da figura 6.

Figura 6: Em "1" você faz aparecer esta tela, em "2", inicia-se a varredura.
       Na tela da figura 6, clique no botão "Escanear por problemas" ou "Scan for Issues". Assim como no processo anterior, ele fará uma varredura completa pela memória do computador procurando restos de registros de programas mal instalados ou desinstalados e de arquivos corrompidos. Depois do escaneamento, sua tela ficará parecida com a da figura 7. Clique no botão "Resolver problemas selecionados" ou "Fix selected Issues" para eliminá-los. Aparecerá uma tela perguntando se quer fazer backup dos registros, ver figura 8. É opcional fazer isto, eu não vejo necessidade, então clico em "Não" ou "No" e aparecerá a tela da figura 9 onde, clicando em "Resolver todos os problemas selecionados" ou "Fix All Selected Issues", elimina de uma só vez os registros encontrados. Feito isso, repete-se o escaneamento e limpeza várias vezes até não se encontrar mais nada.

Figura 7: Busca de registros em andamento. Note que já encontrou alguns.
 
Figura 8: Em "1" apaga-se os registros, em "2" nega-se o backup destes arquivos.
Figura 9: Clique em Fix All Selected Issues para apagar todos os registros de uma vez.
 
Figura 10: Registros apagados. Agora repita da figura 7 a 10, até que não se encontre nenhum registro.
    Há um recurso do "Painel de Controle" do Windows que o CCleaner também possui. Do lado esquerdo, clique na opção "Ferramentas" ou "Tools", depois em "Programas iniciados com o sistema" ou "Startup" e aparecerá a tela da figura 11.

Figura 11: Desabilitando o CCleaner para ele não iniciar quando o computador ligar.
      Na tela da figura 11, são exibidos todos os programas instalados no seu computador, aqueles que do lado esquerdo tiver "Sim" ou "Yes", iniciam juntos com o SO quando o seu aparelho liga. Quanto mais programas tiver iniciando junto com seu computador, maior o tempo gasto por ele para ligar e carregar todos os programas importantes. Selecione o programa considerado desnecessário iniciar junto do SO e clique em "Desativar" ou "Disable".
        Pronto pessoal! É isso!

domingo, 28 de outubro de 2018

Programas para programar

   Apresento aqui programas que conheço onde você pode desenvolver todo tipo de programa, para variados dispositivos. Atenção que para estas tarefas, é recomendável um computador/notebook de boas configurações, pois estes softwares são tão pesados como jogos 3D do tipo GTA e Alone The Dark.
    Todas estas plataformas foram usadas em sistema operacional Windows para criar programas usáveis apenas nele e aparelhos com android, mas um ou outro pode ser usado em projetos utilizáveis em SOs diferentes como Linux, IOs e MacOS . Verifiquem no site das empresas conforme o link disponibilizado em cada tópico no nome delas.
     Todos possuem uma área onde o programador monta a UI, User Interface, ou IU, Interface do Usuário, local que o usuário do programa entra com textos, faz seleções em listas, clica em botões e etc. Onde se monta a UI, o programador pode arrastar os elementos que compõem a mesma, posicionando-os no local desejado, configura suas dimensões, cores, fontes e etc. É só a parte gráfica mesmo.
    A outra área é da programação ou codificação, onde o programador digita as linhas de código, cria os blocos, funções e variáveis.
    
  1. Netbeans

     Usa linguagem java na área de codificação. É levemente pesado e gratuito. Pertence a Oracle.



   2. Eclipse

     Assim como a anterior, também usa linguagem java na sua área de codificação, porém é mais leve que o NetBeans. Produz softwares para Windows.
    Também pode ser usado no desenvolvimento de aplicativos android após a instalação de um plugin específico que o habilita, além de ser possível também usar várias outras linguagens pelo mesmo processo.
      É gratuito e totalmente opensource.



  3 . C++ Builder

    Este usa linguagem de programação C++ e é extremamente "pesado", ou seja, exige muito do computador/notebook, então tem que ter um aparelho excelente. É um software pago e caro. Você instala ele usando o software RAD Studio, isso considerando a versão mais atual. É produzido pela Embarcadero atualmente.

  4. Delphi

      Visualmente, é idêntico ao anterior na interface. O que muda entre eles é a linguagem usada. Este aqui usa Pascal. Ela é bem antiga, porém ainda utilizada.
     Da mesma forma que a anterior, é cara e instalável junto com o RAD Studio. Também produzido pela Embarcadero.



  5. Android Studio

   Esta plataforma é bastante "pesada" assim como as duas anteriores. É usável tanto em Windows quanto em Linux. 
     Na área de codificação tem-se um diferencial, pois ela se divide em duas de linguagens diferentes: uma em java e outra em xml, bastante parecida com html.
   No momento do desenvolvimento, pode testar o projeto imediatamente usando emuladores instalados na plataforma e emular um aparelho android no próprio computador/notebook.
    Após  terminar seu aplicativo, facilmente produz o instalador, chamado de pacote ou package, em inglês.
     É produzido pela Google, é gratuito e como complemento tem site para você publicar na Play Store os seus trabalhos.



 6. Construct 2

     Esta plataforma eu conheci recentemente através do meu amigo Francisco Erivan. Usei pouquíssimas vezes, só teste mesmo, nenhum projeto concluído, então tenho pouco a dizer sobre ele.
    Permite a produção de aplicativos utilizáveis em android, html (sites) e blackberry.
    Ela é leve e tranquila de usar depois de aprender onde estão todos os elementos necessários. Tem duas versões, uma gratuita, com menos recursos, e outra paga, completa, mas não é cara, menos de 400 reais.
      É desenvolvida pela Scirra LTDA.






     

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Recuperando arquivos deletados

     Às vezes por descuido apagamos algum arquivo importante para nós, como documento, TCC ou livro no pen drive, HD externo, cartão de memória, disco rígido do computador/notebook e etc. E aí? Foi-se? Ainda não! Tem sim como recuperar se tiver apagado agora, pois quando se apaga algo do dispositivo de memória, ficam resquícios dele gravados. Somente ao usá-lo para salvar ou botar outros arquivos nele, pode ser que se apague esses poucos dados restantes e assim reduz-se as chances de recuperação. Sim, mas deixemos de lero-lero e vamos ao que interessa!
    Se você estiver usando o sistema operacional Windows, dá para usar o programa chamado RECUVA que pode ser baixado no link https://www.ccleaner.com/recuva . É um software gratuito e pequeno. Basta clicar no botão verde "Download Free Version". Rapidin você baixa, facilmente instala e usa.
Figura 1: Abrindo Recuva.
Figura 2: Tela inicial do Recuva.
      Se vira aí na instalação que vou explicar somente como se usa, kkkk! Depois dele instalado, abra-o (preciso explicar isso não, né?!?). Com ele aberto, será aberta a tela da figura 2. Do lado esquerdo dela, embaixo, tem um canto onde você marca para não mostrar esta tela novamente toda vez que abrir o programa. Marcá-la é opcional. Clique no botão Avançar e irá para a janela da figura 3 onde tu podes marcar o tipo de arquivo que quer recuperar. Qual a importância disso?
Figura 3: Escolhendo tipo de arquivo.
     O processo de recuperação demora um bocado. Se o dispositivo tiver uma memória muito grande, tipo uns 100GB ou mais, vai demorar bastante e se marcar a opção "Outros" da figura 3, o programa irá procurar por todo tipo de arquivo que tenha sido apagado em toda a memória do dispositivo, podendo fazer demorar muito. Se restringir o tipo, por exemplo, marcando "Imagens", o software buscará arquivos específicos em toda a memória e demorará menos. Escolhida sua opção, clique no botão Avançar e aparecerá a tela da figura 4.
   
Figura 4: Determinando onde estavam os arquivos.
    A tela da figura 4 também é para acelerar a velocidade de recuperação. Com exceção da primeira opção que vasculha toda a memória, nas demais opções você escolhe onde estava o arquivo a ser recuperado. Para o usuário entrar com o endereço da localização, basta marcar a última opção. Pode até ser um pen drive que esteja conectado no computador, pois o Recuva recupera. Depois da escolha, clica no botão Avançar
     Aparecerá a tela da figura 5 onde você pode marcar a opção "Ativar verificação profunda". É demorada, bicho! Só use se for muito necessária! Em seguida clique no botão Iniciar que iniciará o escaneamento do dispositivo em busca de arquivos apagados conforme demonstrado nas figuras 6 e 7. Depois que terminar essas etapas, aparece a tela da figura 8, onde você pode ver os arquivos deletados. Dependendo do tipo de arquivo que está tentando recuperar, tu podes ver os recuperáveis em ícones visíveis, conforme a figura 8, ou na forma de uma lista onde os que estão com bolinha verde significa poderem ser recuperados completamente, amarelo é parcialmente recuperável e vermelho provavelmente nada tem para recuperar. Em ambos os casos, tu tens que marcar os desejados para habilitar o botão "Recuperar" no canto inferior direito.

Figura 5: A um passo da recuperação.

Figura 6: Verificação do dispositivo em andamento.
Figura 7: Analisando os arquivos a recuperar.
      Clicando no botão "Recuperar", aparecerá a tela da figura 9 para você escolher onde quer colocar o arquivo que será recuperado. É recomendável colocar num dispositivo de memória diferente de onde estava quando foi apagado. Por exemplo, se o arquivo estava no HD do computador, bote para recuperar num pendriver ou cartão de memória. Isso aumenta as chances de recuperação. Escolhido o lugar, clica no botão "OK".
Figura 8: Marcando os arquivos que se quer e mandando recuperar.
 
Figura 9: Seleciona-se um lugar para colocar os arquivos e depois clica-se em OK para recuperar.
     A tela da figura 10 só aparecerá se você inventar de salvar o arquivo no mesmo lugar onde estava quando foi apagado. Clicando em "Sim" ou "Yes", será levado a tela da figura 11 dentro de algum tempo. Ela varia conforme a quantidade de arquivos recuperados e a situação dos mesmos.
Figura 10: Alerta para os riscos à recuperação do arquivo.

Figura 11: Recuperação concluída!

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Usando Windows....

     O sistema operacional Windows da Microsoft é bastante utilizado pelo mundo. Todos devem utilizá-lo bem, mas aqueles que o usam incessantemente na profissão ou faculdade, frequentemente talvez se perguntem se não existem formas de agilizar na hora de se procurar um arquivo, fazer consultas e comparações de dados, organizar programas e pastas, entre outras coisas. Isso geraria uma enorme economia de tempo e redução de aborrecimentos. Veremos isso a seguir. Atalhos, ações e recursos que farão decolar sua velocidade ao usar o Windows 7.

Procurando um arquivo que não sabe onde 'tá


    Se sabe o nome do arquivo, basta apertar a tecla "Windows", ela tem o símbolo do sistema operacional, ou clicar no ícone com a logo do SO no painel de tarefas; ambas ações farão o menu iniciar aparecer, passo 1 da figura 1. Ele tem uma barra de pesquisa, digite dentro dela o nome do arquivo, ver passo 2, que automaticamente ela vai exibindo acima ou abaixo dela arquivos com nome parecido, daí, quando ver o procurado por ti, basta clicar nele que ele será aberto em seguida. Isso vale para programas instalados no sistema operacional também.
    Outra forma é indo pelo tipo de arquivo. Clicando no menu "Iniciar", aparecem os programas mais utilizados por você. Digamos que queira algo possível de ser aberto pelo bloco de notas, Notepad em inglês, veja na figura 2. Caso não tenha feito uma limpeza usando programas como CCleaner, aparecerá uma seta à direita do nome do programa, ver passo 2 da figura 2. Clicando nela, aparecem arquivos recentemente abertos por ti, basta clicar no que quer.

Figura 1                                                                                            Figura 2

Atalho Windows + <tecla de direção>


     Este atalho é para ser usado principalmente quando você tem apenas um monitor e precisa consultar textos e imagens de dois ou mais arquivos e programas diferentes. 
    Quando o arquivo/programa estiver aberto, segure a tecla "Windows" no teclado do computador e, sem soltá-la, pressione em seguida a tecla de direção para a esquerda. A janela será reduzida a metade da largura do monitor e colocada à esquerda. Em seguida, abra o outro arquivo/programa, segure a tecla "Windows" e aperte a tecla de direção para a direita. A janela também será redimensionada para a metade da largura do monitor e colocada à direita dele. Ver figura 3.
Figura 3
     Caso deseje visualizar mais janelas simultaneamente, tem que aproximar o ponteiro do mouse das bordas delas. Ele se transformará numa seta dupla indicando a função de redimensionamento. Clica na borda e arrasta ela deixando com a largura e altura que quiser.
     Apertando "Windows" no teclado e em seguida pressionando a tecla de direção para cima, a janela ativa é maximizada ocupando todo o espaço do monitor sem ocultar o painel de tarefas do SO e, teclando "Windows" e em seguida apertando a tecla de direção para baixo duas vezes, a janela é reduzida e depois minimizada.
    Para restaurar o tamanho da janela ativa, clique no botão à esquerda do "X" que fecha ela, no canto superior direito dela. Ver figura 4
Figura 4

Atalho Windows + L


     Este atalho é interessante para quem usa login e senha ao entrar no computador e quer trocar usuário, bloquear a máquina ou botar em modo sleep. Estas ações são feitas quando você se afasta do dispositivo e não deseja ninguém olhando o que estava fazendo ou precisa acessar outra conta de usuário para pegar um arquivo. Para isso, basta apertar e segurar a tecla "Windows" e depois teclar "L". Pronto!



domingo, 13 de maio de 2018

Otimizando o uso de navegadores

     Olá pessoal! Neste artigo vou apresentar algumas ações que podem otimizar a forma como você usa os diversos tipos de navegadores ou browsers. A maioria das pessoas conhece apenas o Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer ou IE que no Windows 10 é chamado de Microsoft Edge, mas também existem o Safari, o Spark, o Opera, Comodo Dragon, 1stBrowser e outros. Tudo que será explicado aqui se aplica a grande maioria  dos navegadores, com uma ou outra pequena variação.

Alt+F4


     Este atalho tem a função de fechar o navegador e qualquer programa que esteja ativo no momento ou em primeiro plano. Mesma função do ícone indicado na imagem ao lado. CUIDADO: o uso deste atalho, dependendo das configurações do programa, pode ser que não pergunte se quer realmente fechá-lo antes de salvar alguma coisa, aí, todo o trabalho realizado poderá ter que ser refeito novamente posteriormente.


Alt+Left e Backspace

      Estes atalhos têm a função de voltar uma página acessada quando se acessa várias delas no navegador, sendo que Alt+Left (Left é a tecla de navegação para a esquerda, costumeiramente representada por uma seta apontando nesta direção nas teclas de navegação normalmente situadas na parte de baixo à direita do teclado do aparelho) ocorre no Google ChromeBackspace nos demais navegadores (O Backspace é uma tecla situada sobre a tecla Enter no teclado do computador). Esse negócio de VOLTAR a última página acessada também é a função do ícone da setinha apontando para a esquerda do lado esquerdo do campo para por endereço ou URL dos sites nos navegadores. Ver imagem abaixo.


Alt+Right

     "Right" é "direita" em inglês e corresponde a tecla de navegação que costuma ser representada por uma seta apontando nesta direção no teclado do computador ou notebook, localizada entre as demais teclas de navegação.
      Alt+Right tem efeito inverso ao do atalho anterior, ou seja, enquanto o outro volta uma página acessada, este avança para as páginas mais recentes que acessamos desde a abertura da aba e se a atual página visualizada não for a última.
       Esta função de AVANÇAR também é de um ícone à direita do ícone do atalho anterior com uma seta apontando para a direita. Ver imagem acima.

Ctrl+A

         A letra "A" significa "All" que em inglês quer dizer "tudo".
      Ao usar este atalho numa página aberta, todos os elementos selecionáveis, incluindo até imagens em alguns sites, serão selecionados e destacados com seleção azul. Apenas selecionar mesmo para depois copiar.
Selecionando tudo no site.

Ctrl+C

        Este já deve ser conhecido seu. Tem a função de pegar o que tá selecionado em azul e colocar na área de transferência do Sistema Operacional. É mais utilizado com caracteres alfanuméricos, mas pode haver situações que use em imagens.

Ctrl+D

       Usado para guardar páginas nos favoritos. Como assim? Há um site ou página qualquer que você queira ler depois, consultando mais vezes? Tem como guardar ela no navegador para acessar rapidamente; segurando as teclas Ctrl e D do teclado do computador, o site pode ser salvo na barra de favoritos do navegador ou numa pasta que esteja nela e você ainda tem a opção de escolher um nome para o link salvo ao invés do textão colocado pelo atalho. Lembre também de configurar para exibir a barra de favoritos do navegador, pois só assim poderá ter acesso fácil aos links guardados que só podem ser acessados se estiver conectado à internet.
Adicionando uma notícia aos favoritos no Internet Explorer (IE)
 Ctrl+F e F3

     O "F" é de "Find" que na língua inglesa significa "Procurar". Usando estes atalhos no navegador, se abre uma barra de pesquisa em algum lugar da interface dele para o usuário digitar algo que esteja procurando. Obviamente se usa com textos e números  no "corpo" do site, ou seja, apenas a parte textual.
Na caixa onde digitaram o texto a se procurar, tem "1/33". Isso significa que neste site tem 33 palavras "bitcoin" e você 'tá visualizando a primeira começando de cima para baixo.

Ctrl+H

     Este atalho é usado quando se quer acessar o histórico do navegador, isto é, todos os links acessados através dele com dia, data e horário do acesso. Qual a utilidade disso? Verificar o que o filho, maridão ou esposa andam acessando; tentar achar um link para saber como se escreve; entre outras coisas. Essas informações são salvas mesmo depois que o navegador é fechado, mas podem ser apagadas usando um programa específico para isso ou o próprio atalho que serve tanto para visualizar quanto limpar todos os links acessados ou somente alguns.



Acima se tem a visualização do histórico no Google Chrome e abaixo no Mozilla Firefox, do lado esquerdo.

Ctrl+J

       Este atalho serve para abrir uma aba ou janela exibindo todos os downloads feitos pelo navegador do mais recente, no topo da lista, para o mais antigo, na base da lista. Cada download tem data que foi baixado, opção de te levar até o local dentro do computador onde baixou o arquivo, se não tiver movido-o de lugar, e algumas outras informações, dependendo do navegador. Muito útil quando você não consegue encontrar o arquivo dentro do dispositivo ou quer ver se baixou realmente ele.
Aba de Downloads no Opera

Ctrl+N

     Considero este atalho pouco útil, mas pode ter momentos que tenha utilidade, então lá vai! Ele abre uma nova janela do navegador, não uma nova aba, uma nova janela. Isso só deve ser utilizado se for muito necessário (como querer visualizar dois sites simultaneamente para comparações ou consulta de dados), pois usar o navegador com muitas janelas abertas de quaisquer programas consome muita memória RAM do computador tornando a navegação lenta, como será explicado mais à frente.

Ctrl+O

     "O" vem de "Open" que em inglês quer dizer "Abrir". Assim este atalho serve para abrirmos arquivos suportados por navegadores como imagens, pdf, códigos html, css, javascript, páginas salvas usando o atalho "Ctrl+S" e arquivos txt. O processo é idêntico ao que você faz quando está navegando entre as pastas do Sistema Operacional do computador buscando um arquivo qualquer.

Ctrl+P

      O "P" vem de "Print" que em inglês quer dizer "Imprimir", assim, este atalho abre uma interface dentro do navegador ou uma janela para configurar a impressão da página que você estava vendo.
    Pode imprimir frente e verso, colorido ou escalas de cinza, determinar a quantidade de cópias, qual a impressora, se é para salvar em PDF e coisas do tipo.
    Além dos navegadores, outros programas diversos têm este atalho como o Microsoft Office, por exemplo.
Imprimindo no Google Chrome
Ctrl+S

      Este atalho é para salvar a página do navegador no computador ou dispositivo removível (pen-driver, HD externo, cartão de memória). Assim, salva-se o site inteiro e pode-se acessá-lo posteriormente de forma offline, isto é, sem internet, precisando apenas do arquivo salvo, um navegador e um aparelho para rodar ambos.
     O processo é idêntico a salvar um arquivo qualquer nas pastas do Sistema Operacional do aparelho, mudando apenas o fato do site ser formado de vários arquivos separados. No processo de copiar/mover o site salvo entre as pastas, devem ser transferidos todos os arquivos para que ao abrí-los, apareça tudo igualzinho ao site na hora de salvar.

Ctrl+T

      "T" vem de "Tab" que em inglês quer dizer "Aba", assim, "Ctrl+T" abre outra aba no navegador para carregar uma nova página. É melhor do que "Ctrl+N", pois este carrega muitas janelas e, quanto mais delas abertas, menos memória RAM do aparelho fica disponível e se sua máquina possuir abaixo de 3GB deste tipo de memória e ainda estiver com outros programas abertos e ouvindo música, perceberá que sua máquina fica mais lenta e travando. Várias abas abertas em um navegador também consomem muita RAM, mas seu efeito é menor se comparado ao de muitas janelas abertas.

Ctrl+V

    Tem a função de "colar" ou "anexar" algo que está na área de transferência do Sistema Operacional. Trabalha sempre em par com o "Ctrl+C" e, assim como ele, afeta mais caracteres alfanuméricos, podendo em algumas situações afetar imagens também.

Ctrl+W

     Usando este atalho em uma aba ativa, ela é fechada. É o mesmo que clicar no botãozinho com "X" dela. Mesmo fechando-a, abrindo uma nova com "Ctrl+T" e usando "Ctrl+H" para ver as abas acessadas, pode-se reabrir o conteúdo fechado.
Indicação do "X" que fecha a aba. Mesma função do "Ctrl+W".

Ctrl+<número>

     Usado para navegar entre várias abas abertas. Segurando o "Ctrl" e clicando em algum número, o navegador exibirá o conteúdo da aba que possui a numeração escolhida por você. As abas começam a ser numeradas do 1, a partir do lado esquerdo, e aumenta para a direita.

F1

      Usado para acessar uma aba ou janela de ajuda com instruções, dicas e tutoriais mostrando ações possíveis no navegador. Uso quase nunca, mas quem sabe pode ser útil uma vez ou outra.

F5

      Este atalho é mais usado quando a internet apresenta lentidão ou a página que se está querendo acessar está apresentando lentidão. Apertamos essa tecla para recarregar o site, reiniciando assim o ciclo de carregamento, o que faz correções nas conexões, acelerando a visualização completa do site. Corresponde a atualizar a página.

F11

      Este atalho aprendi testando recentemente nos navegadores. Ele faz com que a página  visualizada, ocupe mais espaço na área de trabalho, a chamada "tela cheia" ou fullscreen, removendo o painel de tarefas, as abas, a barra de endereço e até a dos favoritos em alguns casos. Dependendo do navegador, aproximando o ponteiro da borda superior da tela, reexibe-se a caixa de endereços ou URL, a barra de favoritos e a de títulos do navegador. Para sair da "tela cheia", basta apertar o atalho novamente.

Usando "Tela cheia" no IE

Extras:

       Com Ctrl+D salva-se os favoritos e entrando nas configurações do navegador você pode habilitar a visualização de todos os favoritos salvos diretamente no browser, mas, provavelmente deve estar uma bagunça e encontrar o que se quer pode não ser tão fácil. Como organizar? Com pastas.
     O cursor estando sobre a barra situada abaixo da caixa de endereços (onde fica o link dos sites), clica-se no botão direito do mouse, passo 1 na imagem abaixo. Aparecerá uma janela de contexto com algumas opções, selecione "Adicionar pasta" ou "New Folder", dependendo de como estiver o idioma do seu navegador, passo 2.

      Abrirá um assistente de criação de pasta de favoritos onde, dependendo das características do navegador, poderá configurar nome da pasta, descrição e localização. Depois de criá-la, é só arrastar os links salvos para dentro dela e, se preciso, colocar uma pasta dentro da outra de acordo com seus assuntos. Quando for procurar, ficará muito mais fácil assim!!!