segunda-feira, 21 de abril de 2025

Como fazer viagens intermunicipais

      Quem quer viajar para espairecer um pouco da vida cotidiana, tratar assuntos acadêmicos, trabalho ou família, às vezes precisa de informações sobre qual ônibus vai para tal canto e o preço das passagens se for uma rota nova. Quando as pessoas mais próximas não podem suprir essa informação, a internet tem recursos para nos ajudar.

Fonte: Mobilidade Estadão

     Quero passagem


    Quando não tens informação alguma de qual ônibus faz a rota que você precisa, este site é sua primeira opção. Antes ele se chamava Guichê virtual. Tem vários outros de funcionalidade similar a dele como ClickBus, Buson, BuscaOnibusDeônibus

      No site você tem que dizer de onde partirá, qual o destino e data da viagem. Opcionalmente pode colocar quando retornará. Clique em Buscar Passagem para exibir uma lista com todos os itinerários que ele tiver acesso, onde haverá nome do ônibus, horário de partida e chegada ao destino, preço da passagem assim como o tipo de ônibus.

      O ponto fraco desse site é conter poucas rotas pelo interior dos estados, aí tem-se que ver outras formas de descobrir essas informações.

Descobrir a viação    

Fonte: bosstamrac
        Viação é a empresa de ônibus. Sabendo o nome dela, você pode pesquisar no Google para ver se encontra um site que possa lhe informar sobre os itinerários e preços de passagens. 
    Algumas viações divulgam seus serviços em sites ou redes sociais. Nestas últimas, verifique a última postagem no feed delas, pois, se for muito antiga, provavelmente é um perfil abandonado. Todas as informações nele podem estar desatualizadas.

Entrar em contato

Fonte: kittycass
     Caso as opções anteriores não deem resultados satisfatórios, você pode entrar em contato com a empresa. Consiga o e-mail, telefone ou rede social dela na internet e mande mensagem perguntando pelas informações que deseja. Seja claro, coerente, conciso e faça uma ou três perguntas simultaneamente até ter sanado suas dúvidas. 
      Às vezes a empresa demora para responder, mas, se após 24h não tiver resposta alguma, consiga outro contato para contatá-la ou tente buscar informações do itinerário desejado com outra empresa.

BlaBlaCar     

Fonte: site da empresa
    Se as opções anteriores forem insatisfatórias, tem essa opção. Um app de carros particulares que estão fazendo viagens pessoais e disponibilizam carona a outras pessoas por uma pequena contribuição para cobrir parte dos custos da viagem como gasolina.
    Tem site e aplicativo mobile, em ambos você diz onde será a partida, destino, quando, assim como quantidade de passageiros. Clicando em Procurar, ele procurará caronas disponíveis, informando se o carro já tá muito cheio e os pontos de embarque/desembarque. Ele também lhe permite entrar em contato com o motorista. Bastante útil.

Lotação


       Podem ser carros comuns ou doblôs. Cuidado, pois alguns são clandestinos e há risco de ficares na rua caso o veículo seja pego numa blitz. Os cooperados são mais seguros. Você identifica eles por um selo da cooperativa pregado no para-brisa ou lataria. Já andei numa doblô que tinha wi-fi, cada poltrona possuía ventiladorzinho, ponto de carregamento para celular ou tablet e álcool gel individual.
     Os preços da viagem não costumam ser muito distintos dos ônibus, entretanto pesquise antes o preço médio de passagens entre os vários transportes disponíveis só para evitar gastar demais desnecessariamente. Isto é importante por que alguns motoristas de lotação abusam do desconhecimento dos passageiros para cobrarem absurdamente caro. Você até pode pagar um pouquinho acima do  ônibus, pois carro pequeno é mais rápido, mas sem exagero, a não ser que você esteja com muita pressa para um compromisso importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário