O Google Photos é um serviço da grande empresa americana que permite fazer backup automático de vídeos, imagens e gifs do seu tablet ou celular android na nuvem. Isto é, cria-se uma cópia desses tipos de mídia em um outro lugar que você pode acessar pelo seu navegador no computador ou aplicativo Google Photos via aparelho android. O plano gratuito tem até 15GB disponível de espaço, no pago chega-se a 100GB.
Como disse antes, o backup é automático. Você não precisa ficar selecionando os arquivos que quer guardar na nuvem e fazendo upload a toda hora. Da sua parte só precisa instalar o app no seu aparelho e configurar as pastas que quer os arquivos salvos. Pode escolher diretórios onde ficam mídias tiradas ou gravadas pela câmera, a de Screenshoots, imagens enviadas pelo telegram e whatsapp, entre muitas outras. Com isso suas mídias ficam seguras caso apague algum arquivo sem querer, tenha o celular roubado ou completamente danificado. Vamos conhecer alguns dos seus recursos mais interessantes.
Quando você abre o Google Photos logado em seu Gmail, verá uma tela parecida com a figura abaixo:
![]() |
Figura 1: Área principal do Google Photos. |
Na figura anterior vemos os arquivos mais recentes adicionados ao Google Photos organizados pela data de criação. Clicando em Biblioteca, será levado a tela da figura abaixo:
Figura 2: Área para organizar as mídias.
Na figura acima, vê-se as pastas do dispositivo que estão sofrendo backup. Também se tem acesso a opção de favoritar arquivos, arquivá-los para não exibir na área principal, ver o conteúdo da lixeira, os álbuns criados por ti e a opção de gerenciamento. Clique nesta.
![]() |
Figura 3: Configurando o backup do dispositivo. |
É na tela acima que você configurará quais pastas do dispositivo sofrerão backup automático. Selecione a opção destacada para ser levado à tela abaixo.
![]() |
Figura 4: Pastas do dispositivo. |
Na figura acima, vemos várias pastas do dispositivo que ainda não foram selecionadas para fazer o backup automático. A gente sabe disso por conta da nuvenzinha com um traço que tem no canto esquerdo inferior de cada foto como está destacado pelo círculo vermelho em uma delas. Para ativar o backup, selecione alguma dessas pastas e será levado à tela seguinte:
![]() |
Figura 5: Ativando backup. |
Na tela acima, você tem que deixar aquele botão deslizante apontado pela seta vermelha com bolinha deslizada para a direita. Com isso, o backup dessa pasta Câmera está ativado. Confirmamos isto, depois que teclamos voltar. Veja figura abaixo:
![]() |
Figura 6: Veja que o símbolo da nuvem cortada sumiu. |
O sumiço da nuvem cortada na pasta significa que ela enviará uma cópia pro Google Photos de todos os arquivos atuais e futuros dessa pasta.
Voltando à página da figura 2, rolando um pouco para cima, vemos a tela abaixo onde podemos criar e acessar álbuns organizando mídias relacionadas num grupo só para podermos encontrá-las facilmente.
![]() |
Figura 7: Criar e acessar álbuns. |
Role para baixo a tela da figura anterior, clique na opção "Lixeira" e veremos o conteúdo abaixo onde você pode visualizar mídias deletadas das pastas principais que ainda não foram apagadas por você ou automaticamente após passar 2 meses nesse lugar. Daqui tem como recolocá-las nas pastas principais.