segunda-feira, 15 de julho de 2019

Como reclamar

      É impossível que nenhuma pessoa na face da Terra não tenha tido algum aborrecimento com mercadoria defeituosa, atraso na entrega, demora no atendimento, procedimentos errados, desorganização no estabelecimento, más condições de ventilação e conforto no local, entre outros inúmeros "perrengues".
       Provavelmente, quase todo mundo só reclama ali mesmo, com outras pessoas no local, briga e fica assim. Mas isso não contribui significativamente na resolução do problema. Ele vai continuar existindo e causando aborrecimentos a todos. Então como resolver esse dilema?
    Existem variadas maneiras de tentar conseguir valer seus direitos antes de abrir um processo judicial. Listaremos abaixo algumas possíveis, já na sequência que é recomendado você seguir, isto é, da primeira aplicável até a última possível. Pode usar apenas uma ou todas. Isso vai depender de você. Lembrando que não pode mentir nunca. Deve ter certeza dos seus direitos para evitar um processo por parte da empresa contra você.

     1 - Gerente
 
        Isso é para ser usado no estabelecimento, no momento que acontece o problema. A meu ver, tem muita ineficácia em empresas de pequeno e médio porte, pois nem sempre o gerente se encontra e mesmo presente, frequentemente não irá querer resolver problemas de clientes e, conseguindo falar com ele, possivelmente seus argumentos serão ignorados.

     2 - SAC ou Fale Conosco

"Fale Conosco" da Caixa Econômica
       Normalmente toda empresa possui SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) ou Fale Conosco. Ela disponibiliza telefone/e-mail da empresa aficionado em um papel no estabelecimento ou mesmo no site dela. Procure no cabeçalho da página ou na parte debaixo.
           E-mail eu considero melhor, pois consegue ser mais claro, conciso e organizar as informações de forma bastante eficaz.
          Se possuir documentos comprobatórios como notas fiscais, recibos, declarações, extratos, enfim, qualquer coisa que reforce seus argumentos, pode anexar no e-mail, ajuda.
            Empresa séria abrirá apuração e emitirá uma advertência ao local para alertar de tais falhas.

     3 - Ouvidoria

        Também se encontra no site da empresa ou em um papel aficionado no estabelecimento. Costumeiramente é acessível por e-mail ou telefone.
           O procedimento é o mesmo da opção anterior, a diferença é que aqui é uma instância superior usada quando não consegue resolver seu problema nas opções anteriores. São outros funcionários que irão analisar sua reclamação e adotarão os procedimentos cabíveis, culminando em algum alerta ou advertência ao estabelecimento.

Telefone da Ouvidoria do Banco do Brasil.

    4 - Sites de reclamações

        Existem vários deles pela internet, sendo o Reclame Aqui o mais famoso. Pode ser usado junto com as demais opções ou não, vai depender da sua vontade. Qual a importância disso? Expor a qualidade dos serviços e produtos da empresa.
            Muita gente pesquisa na internet para ver a confiabilidade de empresas e assim saber se os produtos e serviços dela são bons. Tudo no intuito de evitar aborrecimentos depois. Então suas reclamações ajudam essas pessoas a não se prejudicarem e quando a empresa se preocupa com a imagem negativa que está tendo, ela vê onde deve melhorar para não perder clientes.
Situação da empresa Tim, de telefonia, no Reclame Aqui.

   5 - Órgão regulador

         Para acionar este órgão máximo, primeiramente tu precisa usar a ouvidoria e/ou SAC, pois precisa de um número de protocolo fornecido nestas opções.
       Existem vários deles para cada tipo de produto e/ou serviço. Por exemplo, todas as instituições financeiras são reguladas pelo Bacen, Banco Central do Brasil. As forças armadas (Polícia, Guardas Municipais, etc), provavelmente seria o Ministério da Justiça.
        Neles existe link para uma ouvidoria onde o usuário pode preencher um formulário e expor seu problema para adotarem os procedimentos cabíveis. Costuma ser eficiente.
Detalhe da Ouvidoria no site do Ministério da Justiça.

        Talvez considere isso perda de tempo. Uma coisa inútil! Mas não é!
     Há eventos irregulares nos setores mais baixos de uma organização, justamente onde o cliente é atendido, que não são de conhecimento da alta administração. Se ninguém reclama para o chefe da empresa/órgão, ele entende que 'tá tudo bem. Manifestando-se com clareza e boa-fé, a direção pode levar em consideração e tentar ver como resolver o problema. Toda instituição séria faz isso! Quanto maior o número de reclamações, mais ajuda a ser ouvido. Por isso, minha gente, não fiquem calados ante os desconfortos nos atendimentos tanto no serviço público quanto no privado. Pagamos altos impostos nesse país, então somos dignos de qualidade em serviços e produtos.

sábado, 25 de maio de 2019

Kindle no PC Windows e aparelhos android

      Hoje veremos videotutoriais ensinando como ler livros digitais ou ebooks do site da Amazon em computadores com sistema operacional Windows e aparelhos usando android
     Para quem não conhece, é como ler um pdf nestes aparelhos. Muita gente detesta isso, mas é só questão de costume. Há uma riqueza enorme de informação nos ebooks e vocês desfrutarão agora de vídeos explicando como tornar isso possível e já aproveito o momento para divulgar um livro que publiquei recentemente de piadas nerds. Vamos lá!!!

Kindle em aparelhos android


Kindle em PC com Windows


domingo, 21 de abril de 2019

Sites para consultar

1 - Consulta da Operadora de Acessos Fixos e Móveis

     A ABR Telecom criou este site onde você carrega um número de telefone qualquer, com DD também, e do lado direito coloca os caracteres contidos na imagem logo abaixo. Em seguida, clica no botão "Consultar" e na parte debaixo será exibido a que operadora pertence o número. Muito útil.

 2 - Onde fui roubado

     Este site mostra diversas ocorrências de assaltos numa cidade específica. Os registros são feitos pelas próprias vítimas e tem-se detalhes do lugar exato da ocorrência, objetos levados, como foi o evento, horário e outras informações. 
     O link encaminha para a cidade do Rio de Janeiro, mas, do lado direito do logo do site, tem uma opção para trocar por outro lugar do seu interesse.
     Útil para saber como anda a cidade que vai dar uma passeada, trabalhar ou morar.

3 - Correios

     Para aqueles que usam intensamente os serviços dos correios, este site apresenta grande utilidade, pois tem muitas opções como:
   Consulta de CEP: nesta opção consulta-se um Código de Endereçamento Postal descobrindo o endereço e vice-versa. Há várias opções para descobrir um ou o outro.
   Rastreamento: nesta opção você carrega um código de rastreamento de algum produto que comprou ou enviou e pode saber onde ele se encontra, com detalhes de horário, dia, cidade e estado.
     Preços e Prazos: esta opção é usada por quem envia alguma encomenda pelos correios. Nela você especifica os CEPs de destino e de origem, tipo de envio, invólucro da encomenda com detalhes das dimensões do mesmo e outras informações para calcularem o tempo de envio e preço médios. Ótima opção.


   Este é um recurso provavelmente bastante conhecido pela maioria das pessoas. 
      O aplicativo mobile e o site oferecem mapas de diversos lugares do mundo. Com eles, tu podes localizar ruas, cidades, países, determinados pontos comerciais, entre outras coisas. Em alguns casos de cidades metropolitanas, há oferta também de informações sobre quais ônibus passam em determinados pontos, assim, tu podes saber qual deles pegar para ir em determinado lugar da cidade. É só procurar nas ruas do mapa os pontos de ônibus que tem um ícone com o símbolo deles, clicando, do lado esquerdo aparece as identificações dos mesmos e às vezes até horários. Faço muito isso na cidade de Natal, RN, BR.
     Além disso, o Google Maps dispõe do Street View, um recurso que lhe permite ver como é a rua através de fotos tiradas do local. Às vezes as imagens são um pouco antigas, principalmente quando forem de cidades do interior, mas servem para dá uma ideia de como é o local. Para usar este recurso, é fácil! Basta pegar com o cursor ou dedo (celular) num bonequinho amarelo que está no canto inferior direito do mapa e soltar no ponto desejado. Daí é só ir rodando e andando para ver o resto do local.
      Há uma barra de pesquisa, do lado esquerdo, em cima, que pode usar para pesquisar locais (cidades, comércios, etc) e também descobrir rotas entre dois pontos quaisquer no mapa. Basta clicar no botão azul em formato de losango com uma seta fazendo curva. Ele está na extremidade direita dessa caixa de pesquisa. Vai aparecer dois espaços para você preencher. Eles são pontos desejados. Preenche e depois manda pesquisar. Pode, com isso, descobrir distância, tempo médio que leva para percorrer à pé, de carro, ônibus, trem ou avião e caminhos possíveis (normalmente apresenta mais de uma alternativa).
Imagem: Samma3a

    Esta ferramenta também deve ser conhecida sua e tem um aplicativo mobile.
     Como o nome já diz, ele traduz palavras e textos de variados idiomas para qualquer idioma. Atenção que o mesmo não consegue traduzir um livro inteiro de uma vez de forma perfeita. Existe limite para o tamanho das frases. 
    Se você não souber o idioma da palavra, sem problema! A ferramenta tem um recurso de detecção automática que tenta identificar a palavra escrita por ti.
    Atenção que esta ferramenta é automática, um programa de computador. Nenhuma pessoa está traduzindo nada. Portanto, ao colocar o que você quer traduzir, ele não analisará contexto, mas  costuma apresentar a palavra principal traduzida e outras opções mais abaixo, do lado direito com uma lista de sinônimos. A importância disso é para tu analisar o contexto de onde tirou a palavra e ver se a tradução feita, encaixa perfeitamente, isto é, não fica estranha. Você tem que verificar qual das palavras é mais compatível.
Imagem: Wikipédia


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

You Tube - Canais de tecnologia

      A seguir serão apresentados ótimos canais do You Tube. Eles fornecerão muito conhecimento para você que está querendo aprender.

1 - Eletrônica e microcontrolador - WR Kits

     Conheci este canal por meio do meu amigo Rebouças de Tabuleiro do Norte, CE. É um site cheio de vídeos sobre circuitos eletrônicos, programas usados em microcontrolador com Proteus, CCS e Arduíno. Só olhei o site por cima, sem me aprofundar muito, mas parece ter muita coisa boa.

2 - Programação C++ Builder 2010 - cbuilder2010

        Neste canal dá para aprender a desenvolver software usando a plataforma de desenvolvimento C++ Builder, da Embarcadero. Nela tu pode desenvolver programas diversos para o sistema operacional Windows, desde instaladores até simples executáveis. Existe inúmeras possibilidades e o canal está em espanhol. Lembrando que o C++ Builder é um software pago.

3 - Programação HTML5 - Curso de HTML5

       Este canal tem diversas vídeoaulas organizadas em sequência que lhe ensinam passo-a-passo como desenvolver um site comercial de divulgação do Google Glass. O professor é Gustavo Guanabara, do Rio de Janeiro. O  cara explica muito bem e detalhadamente. Vale a pena conferir se tiver interesse no assunto.


        Canal de um professor paranaense que mora no Rio Grande do Sul. Ele dá palestras pelo Brasil e outros países! Com vasto conhecimento de diversos sofwares de informática, o cara é o maior autor de vídeoaulas do mundo. Tem conhecimentos de Delphi, PostgreSQL, Banco de Dados, DataSnap, Java, NetBeans, Excel, Adobe Premiere, Word, Eclipse e muito mais. Em vídeos atuais ele vai ensinar a programar em Android dentro do Delphi. É D+.


5 - Blender - Gustavo Rosa 3D

        Este canal de Gustavo Rosa é sobre computação gráfica usando o Blender. Software gratuito para modelagens 3D (semelhante ao AutoCAD, SolidWorks, SolidEdge e Sketchup) para ilustrações, desenvolvimento de animações e jogos, tudo em 3D. É um curso bastante detalhado. O professor te ensina mais de uma maneira de fazer a mesma coisa e ainda reprisa rapidamente as explicações de modo que você se habitue com o software e ganhe agilidade ao fazer seus trabalhos 3D. Excelente!



sábado, 26 de janeiro de 2019

Conversão de arquivos


Pode haver momentos que precisemos transformar arquivos em outros formatos por conta de alguns programas e aparelhos não lerem ou reproduzirem no formato original. Para isso, temos um programa bem pequenininho, porém incrível. O seu nome é Format Factory.
              Tal programa converte arquivos de vídeo, som e imagem em diversos outros tipos como mp3, jpg, mp4, avi, vob e etc. Vamos conhecê-lo.
           Você pode baixar ele neste link (clique no texto Download à esquerda). A instalação tu cuidas, é bem simples. Explicarei aqui a versão 3.2, porém mesmo versões mais atuais são muito parecidas com esta. Depois de instalado, aparecerá seu ícone na área de trabalho do computador. Clique nele para ativá-lo, veja figura 1.


Figura 1: Ativando o Format Factory.
 
                Depois de ativá-lo, aparecerá a tela da figura 2. Nela tu deves clicar no tipo de arquivo (vídeo, áudio, imagem ou outro) e em seguida no formato, tal qual o exemplo da figura 2.

Figura 2: Exemplo para converter um áudio para o formato mp3.

              Depois de executar o passo 2 da figura anterior, aparecerá a tela da figura 3. Na mesma temos 4 opções importantes. A primeira é “Configurações de Saída”, onde pode selecionar a qualidade do arquivo convertido. Por padrão, já vem em qualidade alta, mas se precisar reduzí-la em alguns momentos, 'tá aí.
             A segunda opção importante da figura 3 é a “Pasta de Destino” que mostra onde será colocado o arquivo convertido. Por padrão vai para “FFOutput” no disco C, porém  podes mudar isso ao clicar nela ou no botão “Alterar” à direita dela. A terceira opção importante é o botão “Adicionar Arquivo”. Clicando nele, poderá navegar até o local onde estão os arquivos que se quer converter para escolhê-los. A quarta e última opção importante é o botão “OK”. Clicando nele, retornamos à janela da figura 2, já com os arquivos escolhidos, ver figura 4.

Figura 3: Escolhendo os arquivos a converter. Veja que já temos alguns carregados.

                Na tela da figura 4, clique no botão “Iniciar” para começar a conversão e a janela fica conforme a figura 5. Ao converter tudo, fica como a da figura 6.
 
Figura 4: Iniciando conversão.

Figura 5: Conversão em andamento.

Figura 6: Conversão concluída.