A ABR Telecom criou este site onde você carrega um número de telefone qualquer, com DD também, e do lado direito coloca os caracteres contidos na imagem logo abaixo. Em seguida, clica no botão "Consultar" e na parte debaixo será exibido a que operadora pertence o número. Muito útil.
2 - Onde fui roubado
Este site mostra diversas ocorrências de assaltos numa cidade específica. Os registros são feitos pelas próprias vítimas e tem-se detalhes do lugar exato da ocorrência, objetos levados, como foi o evento, horário e outras informações.
O link encaminha para a cidade do Rio de Janeiro, mas, do lado direito do logo do site, tem uma opção para trocar por outro lugar do seu interesse.
3 - Correios
Para aqueles que usam intensamente os serviços dos correios, este site apresenta grande utilidade, pois tem muitas opções como:
Consulta de CEP: nesta opção consulta-se um Código de Endereçamento Postal descobrindo o endereço e vice-versa. Há várias opções para descobrir um ou o outro.
Rastreamento: nesta opção você carrega um código de rastreamento de algum produto que comprou ou enviou e pode saber onde ele se encontra, com detalhes de horário, dia, cidade e estado.
Preços e Prazos: esta opção é usada por quem envia alguma encomenda pelos correios. Nela você especifica os CEPs de destino e de origem, tipo de envio, invólucro da encomenda com detalhes das dimensões do mesmo e outras informações para calcularem o tempo de envio e preço médios. Ótima opção.
4 - Google Maps
Este é um recurso provavelmente bastante conhecido pela maioria das pessoas.
O aplicativo mobile e o site oferecem mapas de diversos lugares do mundo. Com eles, tu podes localizar ruas, cidades, países, determinados pontos comerciais, entre outras coisas. Em alguns casos de cidades metropolitanas, há oferta também de informações sobre quais ônibus passam em determinados pontos, assim, tu podes saber qual deles pegar para ir em determinado lugar da cidade. É só procurar nas ruas do mapa os pontos de ônibus que tem um ícone com o símbolo deles, clicando, do lado esquerdo aparece as identificações dos mesmos e às vezes até horários. Faço muito isso na cidade de Natal, RN, BR.
Além disso, o Google Maps dispõe do Street View, um recurso que lhe permite ver como é a rua através de fotos tiradas do local. Às vezes as imagens são um pouco antigas, principalmente quando forem de cidades do interior, mas servem para dá uma ideia de como é o local. Para usar este recurso, é fácil! Basta pegar com o cursor ou dedo (celular) num bonequinho amarelo que está no canto inferior direito do mapa e soltar no ponto desejado. Daí é só ir rodando e andando para ver o resto do local.
Há uma barra de pesquisa, do lado esquerdo, em cima, que pode usar para pesquisar locais (cidades, comércios, etc) e também descobrir rotas entre dois pontos quaisquer no mapa. Basta clicar no botão azul em formato de losango com uma seta fazendo curva. Ele está na extremidade direita dessa caixa de pesquisa. Vai aparecer dois espaços para você preencher. Eles são pontos desejados. Preenche e depois manda pesquisar. Pode, com isso, descobrir distância, tempo médio que leva para percorrer à pé, de carro, ônibus, trem ou avião e caminhos possíveis (normalmente apresenta mais de uma alternativa).
![]() |
Imagem: Samma3a |
5 - Google Tradutor
Esta ferramenta também deve ser conhecida sua e tem um aplicativo mobile.
Como o nome já diz, ele traduz palavras e textos de variados idiomas para qualquer idioma. Atenção que o mesmo não consegue traduzir um livro inteiro de uma vez de forma perfeita. Existe limite para o tamanho das frases.
Se você não souber o idioma da palavra, sem problema! A ferramenta tem um recurso de detecção automática que tenta identificar a palavra escrita por ti.
Atenção que esta ferramenta é automática, um programa de computador. Nenhuma pessoa está traduzindo nada. Portanto, ao colocar o que você quer traduzir, ele não analisará contexto, mas costuma apresentar a palavra principal traduzida e outras opções mais abaixo, do lado direito com uma lista de sinônimos. A importância disso é para tu analisar o contexto de onde tirou a palavra e ver se a tradução feita, encaixa perfeitamente, isto é, não fica estranha. Você tem que verificar qual das palavras é mais compatível.
![]() |
Imagem: Wikipédia |