sábado, 17 de junho de 2017

Equações


  Equação é como chamamos uma sentença com uma igualdade, números, operações e letras.

    Exemplo:
 
  2x+3=8x

    As letras da equação são chamadas incógnitas, que significa desconhecido, ou variáveis, já que podem assumir múltiplos valores até se ter certeza qual deles é.
    Resolver uma equação corresponde a descobrir o valor da incógnita ou das incógnitas, se houver mais de uma. O processo ocorre, resumidamente, em três etapas básicas:
  1. Aproximar os elementos semelhantes;
  2. Operar os semelhantes;
  3. Isolar a incógnita;
     Antes de partir para a resolução de equações, é importante que se conheça os tipos delas, evitando menos confusão!

TIPOS DE EQUAÇÕES

1º  Grau

   Equação de 1º grau é aquela cujo maior expoente de uma incógnita qualquer é 1 (é quando temos a letra sem expoente algum, nesse caso seu expoente é 1)Ver exemplo:


2x+1=2

     O que está do lado esquerdo do sinal de igual é chamado 1º membro, o que está do lado direito, é chamado 2º membro.    
     O passo a passo da resolução da equação acima é:

     2x=2-1   (Passamos o "1" para o 2º membro trocando seu sinal)
     2x=1      (Subtraimos "1" de "2")
     x=1/2     (Pegamos o "2" que estava multiplicando com o "x" e passamos para o 2º membro dividindo o "1", RESOLVIDO ou podemos dividir o "1" por "2" dando "0,5")


3x-1 = 3+4x

     Resolução:

   3x-4x=3+1  (Os números encostados em letras iguais com o mesmo expoente são semelhantes entre si, os sem letra, chamados termos independentes, são semelhantes entre si. Os semelhantes devem ser aproximados com inversão de sinal se "saltarem"  a igualdade)
    -x=4  * (-1)  ("3x-4x" dá "-x", pois "3" é positivo e "-4" é negativo, sinais diferentes subtrai e dá o sinal do maior, repetindo o "x". Quando se faz as operações, faz-se apenas com os coeficientes numéricos, os números encostados nas letras iguais de mesmo expoente, estas são chamadas parte literal, e repetimos as letras. O "1" encostado na letra pode ser ocultado. Agora, multiplicamos toda a equação por "-1" para "x" ficar positivo)
      x= - 4          (Resolvido)


2º grau


  Equação de segundo grau, quadrada ou quadrática, como também é conhecida, tem o maior expoente de qualquer incógnita dela como sendo dois.

     Exemplo:
2x²+3x-8 = 0

    Acima você vê um exemplo de uma equação de segundo grau. Perceba que "x" aparece duas vezes e analisando as duas, vemos que seu maior expoente é 2, então esta equação é de segundo grau.
    Para resolver uma dessas, veja a forma genérica dela antes:

ax²+bx+c = 0

     Os valores da incógnita, também chamados raízes da equação ou zeros da equação (zero porque se substituirmos os valores encontrados para a incógnita dentro dela, todos os seu membros dão como resultado o valor zero), podem ser encontrados usando a fórmula de Bhaskara. Veja abaixo:
     

   
    Como podemos ver, ela é composta por duas partes. A debaixo calcula o delta e vai na raiz da de cima. 
    Para usar esta fórmula, você tem que pegar cada coeficiente da equação de 2º grau conforme a forma genérica, isto é, tem que pegar "a", "b" e "c" da equação e ir substituindo nos seus devidos lugares nas duas fórmulas aí em cima.
   É recomendado começar sempre pelo cálculo do delta, pois, dependendo do resultado, pode ser que você não precise mais continuar o processo. Equações de 2º grau, podem ter três resultados possíveis: dois diferentes ou dois iguais para a incógnita ou nenhum resultado, ou seja:   

   1ª) Delta negativo: se ocorrer este caso, não haverá nenhum valor real para a incógnita, pois ao colocarmos o valor de delta na fórmula de Bhaskara, teremos que obter uma raiz quadrada de número negativo e isso não existe para o conjunto dos números Reais normalmente abrangido por esta fórmula.
   2ª) Delta nulo: se ocorrer este caso, a incógnita assumirá dois valores iguais; em palavras mais simples, um único resultado.
   3ª) Delta positivo: neste caso, a incógnita terá dois valores diferentes.

    Vamos fazer um exemplo de cada caso:

    1ª) 2x²-x+4 = 0

          a = 2
          b = -1
          c = 4

   Como podemos observar ao lado, o delta deu resultado negativo, assim, nosso cálculo para por aqui mesmo e o conjunto solução é:
S={ };


     
     2ª) 2x²-4x+2=0

         a = 2
         b = -4
         c = 2     

     Neste caso, o delta deu nulo, assim, pouco importa se o sinal é negativo ou não antes da raiz, pois somando ou subtraindo nada de alguma coisa, continua a mesma alguma coisa. Acompanhe o cálculo abaixo:


(Substituição dos valores dos coeficientes na fórmula de Bhaskara. Como Delta é nulo, x1 é igual a x2.)
(Esquecemos a raiz quadrada e fazemos jogo de sinal com os parênteses ficando "4" positivo)
(Resultado)

    

     3ª) 3x²-x-4=0
      
         a = 3
         b = -1
         c = -4 


    Vemos que o delta deu positivo, portanto há dois valores possíveis para a incógnita, o que nos obriga a continuar com o cálculo.



(Substituição dos valores dos coeficientes usando o sinal positivo antes da raiz)

(Cálculo da raiz quadrada, eliminação dos parênteses fazendo jogo de sinais e multiplicação no denominador)

(Simplificação)

(Resultado)

(Substituição dos valores dos coeficientes usando o sinal negativo antes da raiz)
(Cálculo da raiz quadrada, eliminação dos parênteses fazendo jogo de sinais e multiplicação no denominador)
(Divisão)

(Resultado)


     Conjunto solução:
S={-1;4/3}


Equação biquadrada

    Equação biquadrada é de 4º grau, portanto, corresponde a de 2º grau ao quadrado.
   É um pouco mais complicado resolvê-la, mas nada que usando nossa "Sapiência" não consigamos desenrolar. Vejamos sua forma genérica:


     Observando a forma genérica acima, vemos que é obrigatório a incógnita, no caso "x", ter expoentes pares. Vamos a resolução de uma:
     Inicialmente temos uma equação toda bagunçada que devemos organizar juntando os semelhantes, lembrando de mudar o sinal do elemento quando passar a igualdade.


     

      Feitas as operações com os semelhantes, entre parênteses, separamos o "x²" (lembre-se que x elevada a quarta potência é o mesmo que x elevado ao quadrado duas vezes.).
   Adotamos "y" sendo igual a "x²" e substituímos na equação, puxando o "-2" para o 1º membro.
        Pegamos a fórmula do delta da equação de 2º grau, que é o que temos agora, e substituímos os valores de "a", "b" e "c" dela.



   Resolvemos o delta normalmente como já sabemos e descobrimos que ele dá positivo, então teremos que prosseguir com o cálculo. 
       Jogamos os valores do delta e de "b" e "a".




           Com o 7 fazemos o jogo de sinais e ele fica positivo. Embaixo multiplicamos o 2 com o 3, ficando 6.

        Primeiro obtemos a raiz quadrada de 25 que é 5, porém tanto 5 positivo quanto 5 negativo elevados ao quadrado dão 25, por isso temos esse mais e menos entre 7 e 5.


     Dividimos o cálculo agora em duas seções: uma com y1 em que ficamos com o sinal de mais entre 7 e 5; e outra com y2 em que ficamos com o sinal de menos entre 7 e 5.


    Acima realizamos as operações de praxe como somar, subtrair, dividir e, quando necessário, simplificar.
     Ainda na imagem anterior, descobrimos o valor de cada y, igualamos cada um ao x² de antes, com um índice para separarmos os resultados.


     Passando o expoente do x para o 2º membro, ele vira uma raiz que pede duas respostas, para cada x, e cada resposta terá dois sinais: um positivo e outro negativo.
      
    Nada podemos fazer com o x1, mas com o x2 sim. Neste colocamos raízes no numerador e no denominador e logo em seguida  racionalizamos.



   Com a racionalização, multiplicamos o numerador e o denominador pelo racional que este contém, assim, ele sobe para o numerador e embaixo temos apenas a raiz de nove que é 3.

     Vejamos abaixo o conjunto solução da nossa equação:


     Veja que tivemos quatro raízes diferentes. É sempre assim? Vai depender do delta. Se ele for positivo a equação biquadrada vai ter 4 raízes distintas, diferentes. Se der nulo, terá apenas duas distintas e, se der negativo, a equação não terá nenhuma, isso dentro do Conjunto dos Números Reais.

domingo, 9 de abril de 2017

Sites de compras

     Indicando um desses sites para minha amiga Hérika, tive a ideia de criar este artigo com o intuito de ajudar pessoas atrás de comprar algo bom pela internet com um bom preço. Vamos lá!

    1 - Zoom - https://www.zoom.com.br/


    Este site é uma central de sites de compras. Diversas lojas, conhecidas e não conhecidas estão conectadas aqui como Casas Bahia, Americanas, Extra, Submarino, Magazine Luiza, Ricardo Eletro e outras.
     Logo ao entrar no site você se depara com uma barra de pesquisa semelhante a do Google. Nela você coloca o que procura e manda pesquisar, daí é levado a um catálogo ilustrado com tudo que é parecido, sendo que o Zoom prioriza o que é mais barato. 
   Do lado esquerdo você pode refinar sua busca por marca, determinado componente, preço, entre outros. Quando selecionar uma das opções do catálogo, será levado a uma página onde verá alguns detalhes do produto, mais abaixo mostra uma lista de lojas que o estão vendendo (às vezes o preço no Zoom está desatualizado, mas é só ir no site da loja que tu vê o preço certo), e mais abaixo tem-se um gráfico mostrando a evolução do preço do produto nos últimos dias.

     2 - Bondfaro - http://www.bondfaro.com.br/


      Semelhante ao anterior. É recomendável quando não encontrar o que queres no Zoom, pois pode ser que este tenha.

     3 - Buscapé - http://www.buscape.com.br/



   Semelhante aos anteriores, porém apresenta ainda maiores informações sobre os produtos como se fosse o próprio site da loja. Recomendável quando o que procuras não está nos outros, pois pode ser que ele tenha.

     4 - Mercado Livre - http://www.mercadolivre.com.br/

 
   Este é um site que pouca gente confia, mas você sabendo pesquisar e analisar o produto e o vendedor, consegue fazer um bom negócio aqui, pois, apesar de ter gente malandra, também tem pequenas empresas e pessoas que agem com seriedade.
     É um site recomendável, pois pode acontecer de você procurar algo com determinadas características e não achar nos sites de lojas conhecidas. Pode ser que aqui encontre o que procuras. Digo isso por experiência própria.
    Ele tem diversos produtos novos e usados em todo o Brasil. Quando se está na página de um produto, logo abaixo tem uma seção intitulada "Informações do vendedor" onde pode-se conferir a confiabilidade no mesmo. Vendedores prata, ouro e Líder estão entre os mais confiáveis. Tem uma régua colorida que se estiver marcando verde para o vendedor, ele merece confiança.
   Na região inferior da página do produto tem uma seção de perguntas e respostas onde os interessados dialogam com o vendedor para tirar dúvidas a respeito da compra (normalmente responde rápido).
     Você pode comprar no cartão  (à vista ou parcelado) ou ainda no boleto. Após a confirmação de compra, em cerca de 1 semana o produto chega (semelhante aos outros sites acima e também dependendo dos Correios).

    5 - MiniInTheBox - http://www.miniinthebox.com/pt/


      Site de produtos importados. Você pode encontrar de tudo que puder imaginar aqui. Sua confiabilidade é semelhante ao do Mercado Livre. Pode pagar suas compras usando boleto ou cartão de crédito, das formas que conheço.
      Entretanto, para comprar nesse site exige-se paciência de você, pois, da experiência que tenho, o produto leva de 6 a 8 meses para chegar, mas chega, pode ter certeza. Talvez isso se deva ao fato de ser importado e o trajeto ser mais longo.
       O que aconselho a vocês é que antes de comprar qualquer coisa nele, pesquise bastante e analise bem o vendedor, a seção de perguntas e respostas sobre o produto assim como as opiniões dos compradores.

    6 - AliExpress  - https://pt.aliexpress.com/br_home.htm


      Este site é só mais uma versão do número 5. Eu não me lembro de ter comprado nada nele, mas acredito que tudo seja igual ao anterior.

     7 - Alibaba - https://portuguese.alibaba.com/


     Acho que li uma vez muito tempo atrás que este site havia se tornado  o AliExpress, mas ele ainda existe. O link acima é da versão em português, mas se você for ao rodapé da página, terá outros links para traduzir para outros idiomas.
      Demais é semelhante ao AliExpress e MiniInTheBox.

domingo, 8 de janeiro de 2017

Sites para procurar empregos

     Graças a minha amiga Daniela Moura, tive a ideia de produzir este artigo com formas gratuitas de procurar emprego pela internet. Talvez tenha gente que não ponha fé nisso, assim como não acredita em loteria, mas como diz o ditado: "Se bem não fizer, mal não fará!". Então, não custa nada usar estes recursos na tentativa de conseguir um emprego. Fica a dica!

  1 - Empregos em Natal - http://empregosemnatal.com.br/



     Este site noticia diversas vagas de emprego no Rio Grande do Norte, com maior frequência na cidade de Natal. Nem sempre informa a remuneração da vaga e o nome da empresa, mas é uma boa opção para quem procura emprego. Apresenta uma breve descrição das tarefas a serem executadas, onde e alguns requisitos. Nas ofertas de vagas, deixam uma forma de contato como telefone e e-mail para enviarem seu currículo ou deixar seu interesse em marcar uma entrevista. Muito bom e é atualizado constantemente.

     2 - SINE - http://www.sine.com.br/



     Este site informa vagas em todo o Brasil. Na sua parte superior há duas barras de pesquisa. A da esquerda você usa para informar um cargo e a da direita você usa para especificar uma cidade ou Estado. Pode usar as duas ou só uma, dependendo do que procuras. Clicando em "Buscar vagas", ele exibe abaixo, como os classificados de emprego de um jornal, todas as vagas registradas no site, isso de uma forma resumida. Clicando em uma delas, tem maiores detalhes. Site muito bom e é atualizado frequentemente.

     3 - Trabalhando.com - http://www.trabalhando.com/


     
      Semelhante ao SINE ele exibe vagas em todo o país, porém é mais ampliado ainda. No site, se você olhar do lado esquerdo da imagem acima, verá uma bandeira do Brasil com uma seta para baixo, clicado nela, tu verás nome e bandeira de vários países de língua espanhola e portuguesa. Não é um tradutor da página. Clicando em qualquer uma destas opções, você será levando para uma versão diferente do site que exibirá vagas somente no país que você escolheu. Tem Portugal, Uruguay, Colômbia, Chile, entre outros.
      Ainda semelhantemente ao site do SINE, na sua parte superior ele tem uma região que ao ser clicada exibe diversos estados ou províncias do país escolhido em uma lista para você selecionar um e ao lado dela tu podes colocar algo relacionado a uma vaga que queiras, como salário, nome do cargo e coisas assim. Mais a direita tem uma lupa em um botão laranja que ao ser clicada exibe as vagas registradas no site mais abaixo da mais recente para a mais antiga. Ficam como uma lista. Clicando em uma delas, você tem maiores detalhes e pode se candidatar a ela, mas para isso você precisa ter uma conta no site.

    4 - Empregos RN - http://vagasempregosrn.com.br/


     É parecido com o primeiro site, mas é mais ampliado exibindo vagas em todo o Rio Grande do Norte.
     Ele tem uma barra de pesquisa onde tu podes carregar o nome de uma cidade específica ou um cargo e clicando em "Buscar", ele exibirá as vagas que tem registrado relacionadas ao termo de pesquisa. Elas ficam mais abaixo como uma lista. 
    Clicando em qualquer uma delas, é levado a uma página onde tem maiores detalhes e pode se candidatar a vaga pretendida, mas para isso precisa estar registrado no site.
     Ele é atualizado diariamente assim como os demais.


     5 - Tribuna do Norte -


  Na verdade esta é uma seção da Tribuna do Norte, a de classificados online sobre empregos. Semelhantemente ao SINE, você vê, do mais recente para o mais antigo, ofertas de emprego em Natal e região metropolitana (talvez tenha para outros lugares do Rio Grande do Norte, mas não posso confirmar).
     Nos classificados, tem-se um pequeno resumo da vaga como as atividades, cidade, empresa, salário e outras possíveis informações. Em anúncios mais extensos, tem um botão "Leia mais" onde pode-se clicar e ver maiores detalhes da vaga ofertada.
      Atualiza-se com novas vagas com boa frequência.

     6 - Vagas.com - https://www.vagas.com.br/


     Mais um que exibe vagas em todo o Brasil. Ele tem uma barra de pesquisa onde você pode carregar informações da vaga que procura como cargo ou cidade. Clicando em "Buscar", logo ao lado, mais abaixo é exibida uma lista de vagas com um breve resumo delas, isso da mais recente para a mais antiga já registrada no site. Clicando em qualquer uma, você é levado a uma página onde pode conferir maiores detalhes da vaga e, caso queira se candidatar a ela, no final do artigo, há um botão azul com o texto "CANDIDATAR-SE A ESSA VAGA". Clicando nele, será levado a uma situação que pedirão seu login e senha no site. Isso mesmo, você precisa ser cadastrado nele para poder se candidatar. Este cadastro é como carregar um currículo seu no site onde, quando for se candidatar, não precisará carregar tudo de novo. 
     Tem muitas empresas grandes e conhecidas, como a GVT, de internet, que só recebem currículos por aqui.

Bom trabalho a todos!!!